Há alguns anos atrás nosso povo tinha por hábito de só ir ao dentista quando sentia dor de dentes.
Felizmente esse costume mudou, e mudou para melhor.
Aos poucos a odontologia ou a ser valorizada, primeiro pela necessidade de se ter dentes melhores para mastigar, depois a necessidade estética, pois ou a ser “feio” quem tivesse falta de dentes, e assim aos poucos foram-se alterando.
Atualmente é sabido que as pesquisas mostraram que problemas na boca como cárie, gengiva inflamada e falta de higiene oral causam uma série de doenças em outra parte de nosso organismo, podendo citar a endocardite bacteriana (infecção da válvula cardíaca) e pneumonia por bactérias da boca aspiradas ao pulmão.
Pessoas com má higiene oral tem até 20% a mais de chance de ter infarto e derrames cerebrais causados por bactérias oriundas da boca que entram na corrente sanguínea por intermédio de gengivas inflamadas com sangramento.
Com todo esse alerta que os cientistas nos deram, e ainda mais a valorização da estética (afinal quem não gosta de ter os dentes bons e bonitos?) só nos resta prezar por uma boa dentição, pois alem de contribuir para a saúde de nosso organismo, ainda eleva a nossa auto estima melhorando muito nossa qualidade de vida.